O Projeto "Escola da Rua : Por uma leitura de textos e contextos como caminho para a prática da cidadania", teve suas atividades iniciadas no dia 03 de março de 2009. Durante os primeiros dias de observação na escola Dona Helena Guilhon, notou-se que os alunos das turmas estão divididas em três tipos: No primeiro grupo estão os alunos que não se interessam pelas aulas, saem de sala e atrapalham os colegas durante a explicação do professor. No segundo grupo estão os alunos esforçados, atentos as aulas, comunicativos que possuem maior facilidade de absorver o conteúdo das aulas. No terceiro grupo estão os alunos deslocados, não conversam, ficam quietos, prestam atenção nas aulas mas não interagem com o professor, seja por timidez ou medo. Constatamos em alguns alunos certa indiferença quanto a importância da escola, e o ano letivo estava apenas começando. Nos primeiros dias de aula os professores empenharam-se em estimular a interação com e entre os alunos, porem nem todos correspondiam positivamente, uns por serem novos na escola e os outros demonstravam aparente desinteresse. Apenas uma minoria fazia as atividades propostas em sala, a maioria restante apenas copiava. Os alunos que respondiam geralmente eram tímidos, e reagiam igualmente na maioria das aulas, ficavam atentos a explicação do professor, copiavam, respondiam as atividades, observavam seus colegas de turma. mas não perguntavam nada e poucas vezes falavam. Alguns compreendiam rapidamente o assunto, outros já conheciam das séries anteriores, no entanto o distanciamento desses alunos dos demais acaba impedindo-os de exporem suas opiniões.
Nas turmas de EJA observou-se um número menor de alunos e uma caracterítica interessante. A atenção e a participação dos alunos que são mais velhos é realmente empolgante e um grande exemplo para os mais novos. Alguns afirmaram estar muitos anos parados, sem frequentar a escola, e certamente por isso demonstrem maior interesse.
Um fator bem relevante é que principalmente alunos da turma do terceiro ano do ensino médio mostraram-se bem interessados no vestibular. E o que mais chama a atenção destes alunos é a redação. Nesse ponto O projeto tem grande importância, ajudando a desenvolver a escrita com a produção de textos e fazendo com que os alunos interessados e os demais se adaptem a redação em si.
E por se tratarem de adolescentes sujeitos a mudanças de humor e comportamentos, esperamos que com o estreitamento das relações haja mudanças significativas em todos os aspectos, tanto para os alunos quanto para os bolsistas. assim, inspirados neles, e eles em nós, o projeto Escola da Rua tem tudo para dar certo.
Dayane D. Rodrigues/História
Jerusa Miranda/História
Kelly Chaves Tavares/História
Laise Barros/Letras
Lucinéa Carvalho/Letras
Marina Hungria Nobre/História
Nandra Ribeiro Silva/Letras
Raquel Hianes Oliveira/Letras
Talice Quadros/Letras
segunda-feira, 16 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário